AS RELAÇÕES ENTRE A POLÍTICA CURRICULAR E A DE CONTRATAÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA SME DE CAMPINAS

Existem muitas definições de currículo, porém várias dessas atravessam o que tem sido denominado de currículo no cotidiano escolar. O currículo não é apenas uma organização de disciplinas, nem um rol de conteúdos a serem ensinados. O currículo envolve diferentes ações do processo educativo, desde formas sobre a estrutura do funcionamento escolar, passando pela arquitetura e distribuição dos tempos e espaços escolares, a seleção de saberes, a organização e oferta das atividades de ensino, a correção das posturas dos corpos, indo até os discursos que acabam por dizer o que é esperado ou não dos sujeitos da educação. Por ser uma política de Estado, no processo de selecionar o que constituirá o currículo está o projeto de sujeito que se pretende para a sociedade. Por meio de uma revisão de bibliografia verificou-se que existem poucas produções desse assunto na Educação Física. Nesse cenário, ancorou-se em um estudo de abordagem qualitativa, utilizando a análise de documentos para analisar os concursos de 2012 e 2014 realizados pela Prefeitura Municipal de Campinas, e também as Diretrizes Curriculares de Campinas publicadas em 2012 e 2013. O objetivo do estudo foi o de verificar as possíveis relações entre ambos. Para tanto, fundamentou-se nas teorias de currículo geral e do campo e nos estudos das políticas curriculares. Os resultados indicam que existe uma distância abissal entre os conteúdos das Diretrizes em si, assim como entre elas e o instrumento de seleção de candidatos. Esse distanciamento anuncia-se uma dificuldade dos docentes em suas práticas pedagógica no município de Campinas.

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Existem muitas definições de currículo, porém várias dessas atravessam o que tem sido denominado de currículo no cotidiano escolar. O currículo não é apenas uma organização de disciplinas, nem um rol de conteúdos a serem ensinados. O currículo envolve diferentes ações do processo educativo, desde formas sobre a estrutura do funcionamento escolar, passando pela arquitetura e distribuição dos tempos e espaços escolares, a seleção de saberes, a organização e oferta das atividades de ensino, a correção das posturas dos corpos, indo até os discursos que acabam por dizer o que é esperado ou não dos sujeitos da educação. Por ser uma política de Estado, no processo de selecionar o que constituirá o currículo está o projeto de sujeito que se pretende para a sociedade. Por meio de uma revisão de bibliografia verificou-se que existem poucas produções desse assunto na Educação Física. Nesse cenário, ancorou-se em um estudo de abordagem qualitativa, utilizando a análise de documentos para analisar os concursos de 2012 e 2014 realizados pela Prefeitura Municipal de Campinas, e também as Diretrizes Curriculares de Campinas publicadas em 2012 e 2013. O objetivo do estudo foi o de verificar as possíveis relações entre ambos. Para tanto, fundamentou-se nas teorias de currículo geral e do campo e nos estudos das políticas curriculares. Os resultados indicam que existe uma distância abissal entre os conteúdos das Diretrizes em si, assim como entre elas e o instrumento de seleção de candidatos. Esse distanciamento anuncia-se uma dificuldade dos docentes em suas práticas pedagógica no município de Campinas.

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