Description
As pedagogias críticas são potenciais para a formação integral dos sujeitos, e com o avanço de correntes neoliberais vemos a possibilidade de propostas contra-hegemônicas no contexto escolar como forma de embate. O objetivo do presente estudo é apresentar uma sequência didática embasada na Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) com a temática Práticas Corporais de Aventura (PCA), realizada em um contexto de avanço do neoliberalismo – como forma de subversão. A pesquisa assume caráter qualitativo, descritivo e de campo. Para alcançarmos o objetivo da investigação, adotamos como referencial metodológico a pesquisa intervenção e para a produção de dados foi utilizado o diário de campo. Apresentamos então uma sequência didática de seis aulas duplas com uma turma da terceira série do Ensino Médio de uma escola estadual da cidade de Poços de Caldas/MG. Com o trabalho,percebemos que há necessidade de constituirmos resistências que impeçam o avanço do neoliberalismo, por meio de práticas pedagógicas contra-hegemônicas e pela luta coletiva. O artigo se trata de um recorte da dissertação de mestrado realizada no Programa de Mestrado Profissional em Educação Física (ProEF) do Instituto Federal do Sul de Minas – Campus Muzambinho.