O professor asceta e o Currículo Cultural de Educação Física

O professor asceta e o Currículo Cultural de Educação Física

Boscariol, Marina. O professor asceta e o Currículo Cultural de Educação Física(Projeto de Doutorado). Faculdade de Educação Física (FEF), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), 2022- .

Essa pesquisa tem como objetivo geral investigar de que maneira o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Faculdade de Educação Física da Unicamp, edital 2022, mobiliza técnicas para formação docente no sentido da produção de um ethos especificado pelas condutas da perspectiva cultural de Educação Física. Para isso serão feitos dois movimentos metodológicos articulados entre si. O primeiro é a leitura e análise das obras centrais que fundamentam a proposta pedagógica da Educação Física cultural; e das últimas coletâneas de relatos de experiência das práticas dos professores orientados por essa perspectiva, e publicados em formato de livro. Esse primeiro movimento buscará principalmente localizar nesse material as pistas que nos permitam dizer sobre a docência que pratica essa proposta, e assim, ser capaz de descrever o ethos previsto a esse docente, bem como suas técnicas de subjetivação. O segundo movimento é da ordem de uma atitude de pesquisa, a qual prevê a cartografia como um operador metodológico que auxiliará tanto no trato com o material didáticoepistemológico do Currículo Cultural, quanto no que diz respeito aos momentos de trabalho de campo que será realizado nas reuniões semanais do projeto. Durante o percurso muitas serão as produções previstas pelo próprio projeto, principalmente no que tange a participação dos bolsistas. O trabalho de campo também consistirá em uma análise dessas produções, que se configuram como: relatórios solicitados pelo coordenador do projeto na Faculdade de Educação Física da Unicamp; os planos de aula; os registros de desenvolvimento das atividades na escola; além dos trabalhos publicizados, como: resumos enviados para congressos da área; artigos produzidos durante esse período, que tenham a temática direcionada à participação no PIBID, bem como outras produções que possam aparecer por parte dos mesmos ou da professora supervisora do projeto. Este trabalho aposta no Currículo Cultural como uma proposta que apesar de apresentar um território sólido no processo de significação da docência, ao investir no exercício da narrativa (relatos de experiência) como técnica, ou exercício de si docente, possibilita aberturas para a invenção de percursos outros da função professor(a), que não correspondam necessariamente ao tipo previsto pelo currículo, mas que possibilite pensar a Educação Física, inclusive de outros modos. Por centrar esforços na compreensão dos modos como operam as técnicas e os exercícios de si sobre si mesmos, este trabalho também espera enquanto resultado a formulação de algumas técnicas, não enquanto regras prontas que tenham como finalidade lapidar professores(as) a partir de uma norma previamente estabelecida, mas como possibilidade, contanto que as mesmas sempre prevejam deslocamentos e dissolução do processo de significação.

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