Pedagogia histórico-crítica na Educação Física: Perspectivas para uma formação crítica, democrática e libertadora

Pedagogia histórico-crítica na Educação Física: Perspectivas para uma formação crítica, democrática e libertadora

Reconhecemos a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) como uma pedagogia contra-hegemônica com base Marxista, que busca por meio do conhecimento sistematizado e da problematização das realidades sociais uma mudança da realidade para classe trabalhadora. Por isso, o objetivo do presente estudo é realizar um debate teórico quanto à presença da PHC nos contextos escolares e nas aulas de Educação Física, aprofundando na sua didática e nas suas novas perspectivas. Para isso, buscamos compreender a didática da PHC, promovendo debates quanto à superação do esquematismo de uma pedagogia dialética, proporcionando um processo pedagógico comprometido com a formação da consciência de classe dos trabalhadores. Sabemos que, no contexto em que estamos inseridos, alcançar uma educação libertadora não é fácil, pois o neoliberalismo vem avançando cada vez mais nas instituições escolares, mas é necessário que sejamos transgressores, pois a partir de uma prática pedagógica comprometida podemos promover uma nova realidade social.

Acesse o artigo

Tags:

Compartilhe este conteúdo

Facebook
X (Twitter)
Telegram
WhatsApp
plugins premium WordPress