Tematizando o skate no Ensino Médio em contexto pandêmico

BERSELLI, A. M. Tematizando o skate no Ensino Médio em contexto pandêmico. Serviço Social da Indústria. Campinas, SP. 2021. Acesse o relato de experiência
Lançamento do livro “Margem – Educação Física e Humanidades: produções da pós-graduação da FEF/Unicamp 2018-2023”

Lançamento do livro “Margem – Educação Física e Humanidades: produções da pós-graduação da FEF/Unicamp 2018-2023” A Faculdade de Educação Física da Unicamp convida a todos para o lançamento da obra que reúne produções desenvolvidas no Laboratório Margem entre os anos de 2018 e 2023. Organizado por Leonardo Mattos da Motta Silva e Maísa Ferreira, a […]
Programação do 1º semestre de 2025 GPEF/FEUSP – Transgressão/Unicamp
19h30 às 21h30 – Clique aqui para entrar na sala virtual Projetos em andamento: A Educação Física no contexto do Novo Ensino Médio: traduções e potencialidades. (Processo Fapesp nº 2022/06919-5 – Programa Ensino Público). O currículo cultural da Educação Física no Novo Ensino Médio: traduções para uma organização curricular em áreas e itinerários. (Processo CNPq nº 409886/2023-8 – […]
Docência e Subjetividade: Percorrendo e construindo os territórios de atuação
Boscariol, Marina Contarini. Docência e Subjetividade: percorrendo e construindo os territórios de atuação. In: Silva, Leonardo Mattos da Motta; Ferreira, Maísa. Margem –Educação Física e Humanidades: Produções da pós-graduação da FEF-UNICAMP 2018 e 2023. Curitiba: CRV, 2024. Acesse o capítulo
Existir docente: Processo de subjetivação e o cuidado de si
Esta pesquisa de mestrado apresenta um processo de constituição da experiência de si docente, sendo o objeto de estudo a docente que habita o mesmo corpo da pesquisadora. A pesquisa leva em consideração, então, a forma como me vejo, me governo, me julgo e me narro professora de Educação Física, o que é atravessado também […]
Aspectos motivacionais associados ao uso da bicicleta como meio de transporte
O presente estudo teve por objetivo quantificar, analisar e comparar aspectos motivacionais relacionados ao uso da bicicleta como meio de transporte e o uso de outros meios de transporte. Participaram 95 pessoas que fazem uso de algum meio de transporte. Foi realizada uma abordagem quantitativa com a aplicação inicial de uma Anamnese para divisão de […]
Significados de corpo e saúde para adolescentes obesos e acima do peso
O Objetivo Do Estudo Consiste Em Compreender Os Significados De Corpo E Saúde Para Adolescentes Obesos E Acima Do Peso. Trata-Se De Pesquisa Exploratória De Caráter Qualitativo, Na Qual Foram Recrutados 33 Adolescentes De Ambos Os Sexos Entre 15 E 19 Anos De Acordo Com Os Seguintes Critérios De Inclusão: Se Considerar Uma Pessoa Acima […]
Significados de saúde para adolescentes obesos e acima do peso

Introdução e Objetivo: O objetivo do estudo consiste em compreender os significados de saúde para adolescentes obesos e acima do peso. Materiais e Métodos: Trata-se de pesquisa exploratória de caráter qualitativo, na qual participaram 33 adolescentes de ambos os sexos entre 15 e 19 anos, considerando os seguintes critérios de inclusão: se considerar uma pessoa […]
Lazer e Educação Física: textos didáticos para a formação de profissionais do Lazer
VIEIRA, Leticia S.; OLIEVEIRA, R. C. Resenha de SILVA, Cinthia L.; SILVA, Tatyane P. Lazer e Educação Física: textos didáticos para a formação de profissionais do Lazer. Campinas: Papirus, 2012. 95p. SALUSVITA, Bauru, v. 38, n. 1, p. 111-116, 2019 Acesse o artigo
Dança e o Ensino Fundamental

O trabalho relata intervenções utilizando o tema dança na abordagem histórico-crítica. As intervenções foram realizadas em duas turmas de escola estadual do sul de Minas Gerais. Foram encontradas diversas dificuldades durante o período e foi necessário que o grupo buscasse superalas. Com as intervenções notamos que existe uma dificuldade em trabalhar temas diferenciados e que […]