Planejando a viagem ao desconhecido: o plano de ensino e o currículo cultural de Educação Física
NUNES, M. L. F. Planejando a viagem ao desconhecido: o plano de ensino e o currículo cultural de Educação Física. In: FERNANDES, C. (Org.) Ensino Fundamental – planejamento a prática pedagógica. Curitiba: Appris, 2018. p. 77-115.
Os Estudos Culturais e o ensino da Educação Física
NUNES, M. L. F.; NEIRA, M. G. Os Estudos Culturais e o ensino da Educação Física. In: NEIRA, M. G. Educação Física cultural. São Paulo: Blucher, 2016.
Educação Física: currículo, identidade e diferença
NUNES, M. L. F. Educação Física: currículo, identidade e diferença. In: NEIRA, M. G. (org). Ensino de Educação Física. São Paulo: Cengage Learning, 2007.
Ciências Humanas e Educação Física: desafios pandêmicos
NUNES, M. L. F. Ciências Humanas e Educação Física: desafios pandêmicos. In: VIEIRA, R. A. G. (Org.) Desafios pandêmicos: a educação física frente à crise. Belém: RFB, 2022. p. 31-47. Acesse o capítulo
Educação Física na área de Linguagens e Códigos
NUNES, M. L. F. Educação Física na área de Linguagens e Códigos. In: NEIRA, M. G.; NEIRA, M. L. F. (Org.) Educação Física cultural: escritas sobre a prática. Curitiba: CRV, 2016. p. 51-70. Acesse o capítulo
Afinal, o que queremos dizer com a expressão “diferença”?
NUNES, M. L. F. Afinal, o que queremos dizer com a expressão “diferença”? In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Org.) Educação Física cultural: por uma pedagogia da(s) diferença(s). Curitiba: CRV, 2016.
Pedagogia da cultura corporal: motricidade, cultura e linguagem
NEIRA, M.G.; NUNES, M.L.F. Pedagogia da cultura corporal: motricidade, cultura e linguagem. In: Ensino de Educação Física. São Paulo: Thomson Learning, 2007. p. 1-29.
As possibilidades de emergência do currículo cultural da Educação Física: contribuições do Grupo de Pesquisas em educação Física escolar da FEUSP (GPEF)
NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. As possibilidades de emergência do currículo cultural da Educação Física: contribuições do Grupo de Pesquisas em educação Física escolar da FEUSP (GPEF). In: MALDONADO, D. T.; NOGUEIRA, V. A.; FARIAS, U. S. (orgs.). Os professores como intelectuais:novas perspectivas didático-pedagógicas na Educação Física Brasileira. Curitiba: CRV, 2018. p. 281-300.
As dimensões política, epistemológica e pedagógica do currículo cultural da Educação Física
NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. As dimensões política, epistemológica e pedagógica do currículo cultural da Educação Física. In: BOSSLE, F.; ATHAYDE, P.; LARA, L. Educação Física escolar. Natal: EDUFRN, 2020. p. 25-43. Acesse o capítulo
Ampliação e aprofundamento no currículo cultural da Educação Física
NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Ampliação e aprofundamento no currículo cultural da Educação Física. In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Orgs.) Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2022. p. 147-176. Acesse o capítulo