As possibilidades do currículo cultural da educação física em meio à pandemia SARS-CoV-2 (COVID-19)
No ano de 2020, o mundo se deparou com a pandemia SARS-CoV-2 (COVID-19), fazendo com que todos repensassem suas rotinas diante da necessidade do distanciamento social. Professores e professoras tiveram que adequar suas práticas pedagógicas para a realidade do ensino remoto. O presente trabalho, que encontra-se no campo de estudos do Currículo Cultural, analisa vídeos […]
A Dança no Currículo Cultural de Educação Física e a coreografia dos Discursos Docentes
Este trabalho trata-se de uma cartografia que identificou e analisou os discursos docentes que tematizaram dança nas aulas de Educação Física, sob a perspectiva do currículo cultural. Ancorado nas teorias pós-críticas da educação, o currículo cultural visa romper com uma relação passiva de assujeitamento, rejeita a fixação de identidades e fomenta outras possibilidades de existência. […]
Currículo cultural, linguagem, códigos e representação: uma proposta para a produção de outras formas de fazer, ver e dizer a respeito de si, das práticas corporais e seus praticantes
NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Currículo cultural, linguagem, códigos e representação: uma proposta para a produção de outras formas de fazer, ver e dizer a respeito de si, das práticas corporais e seus praticantes. In: MALDONADO, D. T.; FARIAS, U. S.; NOGUEIRA, V. A. (Org.). Linguagens na Educação Física escolar: diferentes formas de […]
A experiência de si no processo de subjetivação da docência
Boscariol, Marina; Nunes, Mário L. F. A experiência de si no processo de subjetivação da docência. In: XI SEPEF VI CIFP. 2021. São Carlos, SP. Acesse a comunicação
Narrativas do Currículo Cultural: Aleturgia e artistagem
Frente à hegemonia da racionalidade política neoliberal nos modos de organização social e formas de pensar a vida, o Currículo Cultural da Educação Física emerge como possibilidade de resistência às atuais práticas homogeneizantes que marcam as dinâmicas educacionais e sociais, afirmando a heterogeneidade com a qual nos deparamos diariamente como condição de existência. A presente […]
Discursos pedagógicos do Currículo Cultural: Entre o governo e a arte
ZANINI, Guilherme Marino; NUNES, Mário Luiz Ferrari. Discursos pedagógicos do Currículo Cultural: Ente o governo e a arte. In: XXIX Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP, 24, 2021, Campinas. Acesse a comunicação
Narrativas do Currículo Cultural: Entre o governo e arte
Acesse o relatório de pesquisa
Diretrizes curriculares de Campinas para a educação física: o que está em jogo?

O presente trabalho apresenta como pressuposto que o currículo não é apenas uma organização de disciplinas, nem um rol de conteúdos a serem ensinados. Considera-se que o currículo envolve diferentes ações do processo educativo, desde formas sobre a estrutura do funcionamento escolar, passando pela arquitetura e distribuição dos tempos e espaços escolares, a seleção de […]
A Lei 10.639/03 e sua aplicação no Currículo Cultural da Educação Física
Acesse o relatório de pesquisa
A Lei 10.639/03 e sua aplicação no Currículo Cultural da Educação Física
CORRÊA, Lucas Lisbôa; NUNES, Mário Luiz Ferrari. A Lei 10.639/03 e sua aplicação no Currículo Cultural da Educação Física. In: XXIX Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP, 24, 2021, Campinas. Acesse aqui