Os desafios da educação física em tempos de ataques à educação

Trata-sede um dossiê cujo objetivo é discutir a relação entre a Educação Física, escolas e políticas educacionais em jogo de forças que envolve o Estado, a sociedade civil e o mercado. Reúne artigos originais e relatos de experiência oriundos de diversas universidades brasileiras. Analisa a temática a partir de um olhar sobre a escola moderna […]
O mapeamento no currículo cultural da Educação Física: cartografia e vadiagem

No campo da Educação Física, o chamado currículo cultural busca apoio nas teorias organizadas a partir da virada linguística para tematizar as brincadeiras, danças, lutas, esportes ou ginásticas. Nessa vertente de ensino, o mapeamento é tomado como encaminhamento didático-metodológico que possibilita a definição da prática corporal a ser tematizada e promove as problematizações que constroem […]
Linguagem e cultura: subsídios para uma reflexão sobre a educação do corpo

O corpo, aqui compreendido como construto cultural, tem padecido diante da intensa divulgação de mensagens e práticas que pretendem moldá-lo sob à ótica da cultura hegemônica. Dentre as inúmeras formas de comunicação e expressão, as diferenças culturais manifestam-se, também, nos “textos” produzidos e reproduzidos pelo corpo. Nem sempre, o repertório de gestos e práticas corporais […]
Contribuições dos estudos culturais para o currículo da educação física

Exercendo uma influência cada vez maior nas análises da escolarização, os Estudos Culturais questionam que sujeito o projeto educativo hegemônico está formando, tendo em vista a atual sociedade multicultural e democrática. O presente artigo confronta esse campo teórico com o debate curricular da Educação Física, discute as formas pelas quais a cultura, permeada pelas relações […]
A mulher árbitra de futsal: entre a norma e a resistência

Este artigo visa identificar os processos de subjetivação que fixam o corpo da mulher árbitra de futsal como a diferença e as estratégias que elas empregam na tentativa de borrar as fronteiras que consolidam a modalidade como prática masculina. Apesar dos esforços e dos novos espaços de lutas que objetivam o direito à diferença e […]
Estudos culturais e multiculturalismo: possibilidades para o currículo

As trajetórias históricas dos fluxos migratórios, as fragmentações de ideias fixas de Estado Nação, a globalização cultural e econômica são fatores importantes para o surgimento do multiculturalismo, no entanto os Estudos Culturais (E.C) contribuíram para a construção das ideias nesse campo. Ancorados por proximidades teóricas e políticas os estudos integram uma vertente crítica, que questiona […]
Análise das publicações acadêmicas sobre a educação física no currículo do estado de São Paulo

O presente artigo analisa os jogos de força bem como os discursos de legitimação presentes no debate curricular da Educação Física, com foco no currículo do Estado de São Paulo. Para tal fim, realizamos uma revisão sistemática acerca das publicações que tratam da disciplina Educação Física neste programa curricular. As observações realizadas basearam-se nas contribuições […]
Tênis: dá para jogar aqui? Educação Infantil

FERREIRA, M. Tênis: dá para jogar aqui? Educação Infantil. Campinas, SP, 2017 Acesse o relato de experiência
Tematização de pipa na EMEFEI Padre Francisco Silva

MAZZUCATTO, J. V. O. Tematização de pipa na EMEFEI Padre Francisco Silva. Campinas, SP, 2024. Acesse o relato de experiência
As diretrizes curriculares de Campinas para a Educação Infantil e o governo dos corpos in(fala)ntes

FERREIRA, Maísa. As diretrizes curriculares de Campinas para a Educação Infantil e o governo dos corpos in(fala)ntes/Maísa Ferreira. Campinas/SP:[s.n.], 2020. Acesse a dissertação