Rola bola: dispositivo que produz guetos culturais
Dentre as diversas práticas pedagógicas produzidas no currículo da Educação Física escolar, investigamos a popularmente denominada rola bola. Inferimos seus efeitos em uma turma de 2º ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de São Paulo. Por meio de uma etnografia, realizamos observações sistematizadas, registradas em diário de campo para a produção […]
A BNCC da Educação Infantil na construção dos corpos infantis: uma análise pós-estrutural
A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica brasileira e, apesar de marcada por diversos debates, atualmente possui um documento que orienta as práticas pedagógicas reservadas a essa fase da escolarização: a Base Nacional Comum Curricular. A elaboração deste documento foi permeada por diversas discussões públicas até a divulgação da última versão publicada […]
As possibilidades do currículo cultural: o caiaque polo é a bola da vez
O texto busca possibilitar o acesso aos escolares à prática corporal caiaque polo por meio do currículo cultural da Educação Física. Para isso, realizou-se uma etnografia como operador metodológico a fim de conhecer as práticas discursivas, os códigos de comunicação e as significações que permeiam esse artefato da cultura corporal. As análises foram efetuadas tomando […]
Educação do corpo e identidades brasileiras: Representações da juventude na década de 1930 em “A Gazeta”
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Imprecisões sobre os quadrinhos na Base Nacional Comum Curricular

Este artigo observa como os quadrinhos são abordados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A hipótese é que a interpretação feita sobre os quadrinhos seja passível de questionamentos. Para isso, são identificadas todas as menções aos diferentes gêneros presentes no documento; a partir delas, serão apontados possíveis aspectos a serem criticados, do ponto de vista […]
As diretrizes curriculares de Campinas para a educação infantil e o governo dos corpos in(fala)ntes
Ao ler/escutar/escrever a palavra infância, somos tomadas por representações que implicam em tecnologias de governo das condutas dos infantis e dos adultos que com eles convivem. Isso impacta as vontades e saberes desses sujeitos, e, com isso, determinam o que deve ou não ser feito com eles, homogeneizando, muitas vezes, suas formas de pensar, falar […]
Educação do corpo e identidades brasileiras: Representações da juventude na década de 1930 em “A Gazeta”
MAZZUCATTO, João Victor de Oliveira; GOIS JR, Edivaldo. DEducação do corpo e identidades brasileiras: Representações da juventude na década de 1930 em “A Gazeta”. In: XXVIII Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP, 23, 2020, Campinas. Acesse a comunicação
Educação Física Cultural na Educação Infantil
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Existir docente: Processo de subjetivação e o cuidado de si
Esta pesquisa de mestrado apresenta um processo de constituição da experiência de si docente, sendo o objeto de estudo a docente que habita o mesmo corpo da pesquisadora. A pesquisa leva em consideração, então, a forma como me vejo, me governo, me julgo e me narro professora de Educação Física, o que é atravessado também […]
As dimensões política, epistemológica e pedagógica do currículo cultural da Educação Física
NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. As dimensões política, epistemológica e pedagógica do currículo cultural da Educação Física. In: BOSSLE, F.; ATHAYDE, P.; LARA, L. Educação Física escolar. Natal: EDUFRN, 2020. p. 25-43. Acesse o capítulo