Reflexões sobre a regulação e a heterotopia nas aulas de Educação Física

A cada dia a escola se depara com maiores dificuldades para lidar com o modo como as crianças e os jovens se apresentam em seu interior. A indiferença deles em relação às estratégias de regulação da conduta promovidas pela maquinaria escolar indica o esgotamento das metas e das análises dela que visam ao controle disciplinar […]

Currículo Cultural de Educação Física, relatos de experiência e perspectivas foucaultianas

Trata-se de uma experiência cartográfica de análise de quatro relatos de experiência de professores que colocam o Currículo Cultural em ação. Atravessados pelo referencial dessa concepção de Educação Física e por interpretações de algumas ferramentas foucaultianas, deparamo-nos ora com distanciamento desses referenciais de base, ora com potencialidades. Em especial, destacamos o que demonstrou cuidado quanto […]

Diretrizes curriculares de Campinas para a educação física: o que está em jogo?

O presente trabalho apresenta como pressuposto que o currículo não é apenas uma organização de disciplinas, nem um rol de conteúdos a serem ensinados. Considera-se que o currículo envolve diferentes ações do processo educativo, desde formas sobre a estrutura do funcionamento escolar, passando pela arquitetura e distribuição dos tempos e espaços escolares, a seleção de […]

As condições de emergência das diretrizes curriculares de campinas para a educação infantil

Apresentamos um panorama das condições de emergência das Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil de Campinas. Para tanto, tomamos como ferramenta metodológica a análise pós-estrutural de currículo, proposta por Cherryholmes (1993). Como resultado, percebemos que a fim de regular os modos de ser das crianças, diversos agentes governamentais criam ações políticas para capturar seus corpos. […]

Exposição “Futebol Feminino e suas Nuances em Tempos de Copa”

Este artigo tem como objetivo discutir a realização de uma exposição intitulada “Futebol Feminino e suas nuances em tempos de Copa” na Biblioteca da Faculdade de Educação Física da Unicamp entre o período de 29 de maio a 30 de julho de 2019. Nesta exposição, a ideia central foi divulgar e, consequentemente, provocar discussões a […]

Mulheres no futebol: uma análise midiática pela perspectiva dos estudos culturais

Este artigo objetiva identificar as representações das identidades de mulheres praticantes de futebol profissional, a partir de comentários em site esportivo. Articulamos os discursos midiáticos às relações de poder e, por meio da análise cultural, identificamos limitações de gênero na área da Educação Física. Os principais pontos analisados apontam às várias ofensas sofridas pelas mulheres, […]

A prática pedagógica de um Currículo Cultural da Educação Física

Em função da presença da pluralidade cultural na educação básica, tem se ampliado a divulgação e a prática da pedagogia cultural da Educação Física. Diante desse quadro, o presente estudo analisou a atuação de uma professora recém-egressa na rede municipal de São Paulo, a qual diz colocar em ação um currículo ancorado nos pressupostos teóricos […]

plugins premium WordPress