Rola bola: dispositivo que produz guetos culturais

Dentre as diversas práticas pedagógicas produzidas no currículo da Educação Física escolar, investigamos a popularmente denominada rola bola. Inferimos seus efeitos em uma turma de 2º ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de São Paulo. Por meio de uma etnografia, realizamos observações sistematizadas, registradas em diário de campo para a produção […]
O embate do encontro: o currículo cultural da Educação Física como lugar de conflitos

Neste artigo, tenciona-se aproximar, problematizar e refletir sobre a relação entre duas divindades gregas: Dionísio e Apolo – e o Currículo Cultural da Educação Física. Buscamos amparo metodológico na criação filosófico conceitual, pois sua utilização pode redesenhar relações estabelecidas e permitir jogar com elementos distintos e, inicialmente, não aproximáveis. Influenciados por Dionísio, ao final, trazemos […]
Saúde na Educação Física escolar: diálogos e possibilidades a partir da perspectiva cultural

Tratar o tema em uma exposição como esta,implica abordar algumas noções conceituais a fim de permitir a audiência maior compreensão dos argumentos que serão apresentados. Nesse sentido, é necessário tomar o conceito central ou final, se preferirem: a Educação Física na sua perspectiva cultural e, como colocado no título, a partir dela, elucidar como estabelecer […]
As diretrizes curriculares de Campinas para a Educação Infantil e o governo dos corpos in(fala)ntes

FERREIRA, Maísa. As diretrizes curriculares de Campinas para a Educação Infantil e o governo dos corpos in(fala)ntes/Maísa Ferreira. Campinas/SP:[s.n.], 2020. Acesse a dissertação
O basquete nas diferentes narrativas

SILVA JÚNIOR, W. S. O basquete nas diferentes narrativas. E. M. Benedicto Cleto, Sorocaba, SP, 2019. Acesse o relato de experiência
Experiência cartográfica de uma docente: sobre o pesquisar, o atuar e o transformar(-se)
Boscariol, Marina; Nunes, Mário L. F. Experiência cartográfica de uma docente: sobre o pesquisar, o atuar e o transformar(-se). In: XXI Conbrace VII Conice: O que pode o corpo no contexto atual? Controle, regulação e perda de direitos para a Educação Física e a Ciências do Esporte. 2019, Natal, RN. Acesse a comunicação
A Educação Física na área da linguagem: o impacto da BNCC no currículo escolar
A Educação Física escolar do século XXI traz consigo resquícios do que fora no século passado, quando chegou ao Brasil com influências europeias. Mas, visto as drásticas mudanças pelas quais a sociedade brasileira tem passado nas últimas décadas, não só no contexto social, mas também político e econômico, a Educação Física buscou questionar o seu […]
Desvendado o desconhecido
MAZZUCATO,João Victor de Oliveira; ZANINI, Guilherme Marino; SILVA, Suéllen de Jesus; NUNES, Mário Luiz Ferrari; PRODÓCIMO, Elaine. Desvendado o desconhecido. In: XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 2019, Campinas. Anais XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, ISBN: 2175-5930, Natal, 2019. Acesse a comunicação
O ciclo de políticas nas diretrizes curriculares de Campinas: governando corpos infantis
Acesse a comunicação
Os governos dos corpos in(fala)ntes e as Diretrizes Curriculares de Campinas
Acesse a comunicação