A AMBIVALÊNCIA DOS PROCESSOS DE RESSIGNIFICAÇÃO NO CURRÍCULO CULTURAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Analisamos a ressignificação como um dos encaminhamentos didático-metodológico do Currículo Cultural da Educação Física (CC), que se caracterizam pela não linearidade e ausência de significados fixos,
a saber: mapeamento, vivência, ressignificação, aprofundamento, ampliação, registro e avaliação (NEIRA; NUNES, 2009).
No campo de pesquisa do CC, não há estudos acerca da ressignificação, o que suscita algumas questões: como a ressignificação é pensada pelos docentes? Ela sofre recontextualizações na prática
pedagógica? Quais são os efeitos que promovem no sujeito discente?
Para responder essas questões, realizamos a análise textual, nos moldes propostos pelos Estudos Culturais (COSTA, 2010), de nove relatos de práticas alinhados a essa proposta, divulgados em www.gpef. fe.usp.br. Como critério de inclusão, selecionamos seis textos produzidos por três docentes, levando em consideração o tempo de atuação de cada um como membros do GPEF.

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Analisamos a ressignificação como um dos encaminhamentos didático-metodológico do Currículo Cultural da Educação Física (CC), que se caracterizam pela não linearidade e ausência de significados fixos,
a saber: mapeamento, vivência, ressignificação, aprofundamento, ampliação, registro e avaliação (NEIRA; NUNES, 2009).
No campo de pesquisa do CC, não há estudos acerca da ressignificação, o que suscita algumas questões: como a ressignificação é pensada pelos docentes? Ela sofre recontextualizações na prática
pedagógica? Quais são os efeitos que promovem no sujeito discente?
Para responder essas questões, realizamos a análise textual, nos moldes propostos pelos Estudos Culturais (COSTA, 2010), de nove relatos de práticas alinhados a essa proposta, divulgados em www.gpef. fe.usp.br. Como critério de inclusão, selecionamos seis textos produzidos por três docentes, levando em consideração o tempo de atuação de cada um como membros do GPEF.