O CURRÍCULO CULTURAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MICHEL FOUCAULT: UMA EXPERIÊNCIA CARTOGRÁFICA DE ANÁLISE DE RELATOS DE PRÁTICA

O presente trabalho de conclusão de curso trata de uma experiência de análise de quatro relatos de prática de professores que colocam em ação o currículo cultura de Educação Física. Parto de uma inspiração cartográfica para potencializar meu processo de pesquisa enquanto um percurso que foi traçando seus objetivos conforme a imprevisibilidade dos acontecimentos, sem preestabelecer metas específicas de antemão. Essa intencionalidade me permitiu olhar livremente para os relatos a partir de uma lente construída na experiência de mim mesmo vivida e modificada nos últimos três semestres da minha formação, nos quais me encantei e me relacionei com a escola, com o currículo cultural (CC) de Educação Física (EF), com os estudos de Foucault, com tudo isso em relação ao mundo, e com todas as pessoas envolvidas nessa teia de relações e afetos que teceram esse processo. Considero e localizo os referenciais que me atravessaram, a partir dos quais foi possível fazer relações, encontrar potencialidades, limitações, considerações curriculares, observar efeitos de verdade e de poder, encontrar indícios da potencialização de atitudes críticas, de práticas de liberdade, ensaiar outras possibilidades de pensar, planejar, agir, refletir, e movimentar as fronteiras do CC, dos relatos de experiência, da prática docente, dessa pesquisa e de mim mesmo.

Baixar Agora

Description

O presente trabalho de conclusão de curso trata de uma experiência de análise de quatro relatos de prática de professores que colocam em ação o currículo cultura de Educação Física. Parto de uma inspiração cartográfica para potencializar meu processo de pesquisa enquanto um percurso que foi traçando seus objetivos conforme a imprevisibilidade dos acontecimentos, sem preestabelecer metas específicas de antemão. Essa intencionalidade me permitiu olhar livremente para os relatos a partir de uma lente construída na experiência de mim mesmo vivida e modificada nos últimos três semestres da minha formação, nos quais me encantei e me relacionei com a escola, com o currículo cultural (CC) de Educação Física (EF), com os estudos de Foucault, com tudo isso em relação ao mundo, e com todas as pessoas envolvidas nessa teia de relações e afetos que teceram esse processo. Considero e localizo os referenciais que me atravessaram, a partir dos quais foi possível fazer relações, encontrar potencialidades, limitações, considerações curriculares, observar efeitos de verdade e de poder, encontrar indícios da potencialização de atitudes críticas, de práticas de liberdade, ensaiar outras possibilidades de pensar, planejar, agir, refletir, e movimentar as fronteiras do CC, dos relatos de experiência, da prática docente, dessa pesquisa e de mim mesmo.

Reviews

There are no reviews yet.

Be the first to review “O CURRÍCULO CULTURAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MICHEL FOUCAULT: UMA EXPERIÊNCIA CARTOGRÁFICA DE ANÁLISE DE RELATOS DE PRÁTICA”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *