Description
A presente pesquisa se localiza no campo de estudo de politicas curriculares em Educação Física. Visa analisar o Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul de 2019, mais especificamente seu tópico referente à Educação Física, para identificar os discursos e teorias de currículo presentes no mesmo. Utilizamos como ferramenta metodológica a abordagem do Ciclo de Políticas, que foi proposta por Stephen Ball e colaboradores. Os conceitos mobilizados foram as redes de governança e o neoliberalismo, para compreender a influência da globalização na produção da política contemporânea, e de que forma ela se relaciona com o componente Educação Física. A análise é do tipo documental, orientada à compreensão do contexto de produção e influência do documento. Os resultados apontaram o Instituto Ayrton Senna como uma entidade muito envolvida na produção do Currículo de Referência, sendo uma via do discurso das competências socioemocionais. Além dele, o Instituto Unibanco atuou como porta de entrada de discursos internacionais no estado, por meio de um evento em São Paulo. A conexão de discursos internacionais e nacionais também ocorre por meio de outros documentos curriculares, como a BNCC. Mapeamos algumas forças temporárias que produz o Currículo de Referência de Educação Física, como a organização por competências, o discurso da saúde, as competências socioemocionais, e os estudos culturais, contribuindo para a construção de um repertório de conhecimentos acerca do campo de estudos do currículo em Educação Física. Além disso, ao lançar luz aos mecanismos de formulação de políticas, contribui para uma atuação estratégica dos professores, voltado aos interesses de suas respectivas comunidades, em detrimento de interesses de grupos alheios à elas.
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