A RESSIGNIFICAÇÃO E O CURRÍCULO CULTURAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Analisamos a ressignificação como um dos encaminhamentos didático-metodológico do Currículo Cultural da Educação Física (EF), que se caracterizam pela não linearidade, e ausência de significados fixos, a saber: mapeamento, vivência, ressignificação, aprofundamento, ampliação, registro e avaliação (NEIRA; NUNES, 2009). No campo de pesquisa do Currículo Cultural, a ressignificação é um tema não explorado, o que abre algumas questões: como a ressignificação é pensada pelos docentes? Ela sofre recontextualizações? Quais são os efeitos que promovem no sujeito discente? Para responder essas questões, realizamos a análise textual, nos moldes propostos pelos Estudos Culturais, de nove relatos de práticas alinhados a essa proposta, divulgados em www.gpef.fe.usp.br. Como critério de inclusão, selecionamos seis textos produzidos por três docentes, levando em consideração o tempo de atuação de cada um como membros do GPEF.

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Analisamos a ressignificação como um dos encaminhamentos didático-metodológico do Currículo Cultural da Educação Física (EF), que se caracterizam pela não linearidade, e ausência de significados fixos, a saber: mapeamento, vivência, ressignificação, aprofundamento, ampliação, registro e avaliação (NEIRA; NUNES, 2009). No campo de pesquisa do Currículo Cultural, a ressignificação é um tema não explorado, o que abre algumas questões: como a ressignificação é pensada pelos docentes? Ela sofre recontextualizações? Quais são os efeitos que promovem no sujeito discente? Para responder essas questões, realizamos a análise textual, nos moldes propostos pelos Estudos Culturais, de nove relatos de práticas alinhados a essa proposta, divulgados em www.gpef.fe.usp.br. Como critério de inclusão, selecionamos seis textos produzidos por três docentes, levando em consideração o tempo de atuação de cada um como membros do GPEF.