ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA NO CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Em 2008, o Estado de São Paulo homologou sua Proposta Pedagógica Curricular (PPC-SP), porém, após a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em agosto de 2019, o governo do Estado de São Paulo substituiu o currículo anterior e estabeleceu um diálogo mais próximo com a Base, instituindo o Currículo Paulista, primeiro para as etapas da Educação Infantil e Ensino Fundamental e, um ano depois, para a etapa do Ensino Médio. Este trabalho realiza uma revisão sistemática acerca das publicações que envolvem a disciplina Educação Física (EF) no currículo do Estado de São Paulo, tendo como objetivo analisar quais são os discursos que atravessam os textos acadêmicos selecionados, buscando discutir os jogos de força presente no campo acadêmico e as múltiplas formas de legitimar ou contestar um currículo. Analisar essas publicações acadêmicas é relevante para compreender as maneiras como as políticas curriculares têm sido dirigidas e pode contribuir para posteriores pesquisas sobre o atual Currículo Paulista.

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Em 2008, o Estado de São Paulo homologou sua Proposta Pedagógica Curricular (PPC-SP), porém, após a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em agosto de 2019, o governo do Estado de São Paulo substituiu o currículo anterior e estabeleceu um diálogo mais próximo com a Base, instituindo o Currículo Paulista, primeiro para as etapas da Educação Infantil e Ensino Fundamental e, um ano depois, para a etapa do Ensino Médio. Este trabalho realiza uma revisão sistemática acerca das publicações que envolvem a disciplina Educação Física (EF) no currículo do Estado de São Paulo, tendo como objetivo analisar quais são os discursos que atravessam os textos acadêmicos selecionados, buscando discutir os jogos de força presente no campo acadêmico e as múltiplas formas de legitimar ou contestar um currículo. Analisar essas publicações acadêmicas é relevante para compreender as maneiras como as políticas curriculares têm sido dirigidas e pode contribuir para posteriores pesquisas sobre o atual Currículo Paulista.