CURRÍCULO CULTURAL E A RESSIGNIFICAÇÃO: EFEITO DAS PRÁTICAS DE RESISTÊNCIA

A sociedade atual, globalizada e multicultural, tem imposto à escola uma educação focada na uniformização dos modos de ser da cultura hegemônica, que é neoliberal. É no campo da resistência a essa imposição que se encontra o Currículo Cultural da Educação Física. Pautado nas teorias pós-críticas de currículo, visa para além da luta por uma sociedade justa, potencializar outras formas de vida, na qual a diferença é afirmada como condição de existência. Não à toa, ocorre o aumento da sua produção e a sua inserção em editais de concursos para a seleção de docentes e em referências bibliográficas dos cursos de formação
inicial e continuada. Nesse quadro, cresce a importância das pesquisas que tratam das suas formas de organização e efeitos.

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A sociedade atual, globalizada e multicultural, tem imposto à escola uma educação focada na uniformização dos modos de ser da cultura hegemônica, que é neoliberal. É no campo da resistência a essa imposição que se encontra o Currículo Cultural da Educação Física. Pautado nas teorias pós-críticas de currículo, visa para além da luta por uma sociedade justa, potencializar outras formas de vida, na qual a diferença é afirmada como condição de existência. Não à toa, ocorre o aumento da sua produção e a sua inserção em editais de concursos para a seleção de docentes e em referências bibliográficas dos cursos de formação
inicial e continuada. Nesse quadro, cresce a importância das pesquisas que tratam das suas formas de organização e efeitos.