É PROIBIDO COCHILAR: OS SIGNOS E SIGNIFICADOS DAS PRÁTICAS CORPORAIS DO FORRÓ UNIVERSITÁRIO COMO CONTRIBUIÇÃO PARA O CURRÍCULO CULTURAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA

NUNES, M. L.; ZAMBON, R. L. É proibido cochilar: os signos e significados das práticas corporais do forró universitário como contribuição para o currículo cultural da Educação Física. Conexões: Educ. Fís., Esporte e Saúde, Campinas: SP, v. 16, n. 4, p. 565-581, out./dez. 2018.

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Este trabalho visa colaborar com a democratização dos saberes propostos pelo currículo cultural da Educação Física. Neste sentido, relata sobre os significados do forró universitário para que o docente em ação na escola tenha elementos que o auxiliem na elaboração de um currículo que atenda às diversas práticas culturais, colaborando com a justiça curricular. Utiliza, ainda, a etnografia participante a partir da perspectiva pós-moderna, adotando a posição de um flâneur. As observações foram realizadas em quatro momentos diferentes em uma casa noturna de forró universitário, com foco nas formas de regulação da cultura dos forrozeiros. Incita a produção de estudos etnográficos como base para a interpretação dos códigos culturais das práticas corporais e a sua tematização no currículo.