OUTRAS POSSIBILIDADES DE PENSAR A RESSIGNIFICAÇÃO

Resumo: Neste artigo, apresentamos o modo como o encaminhamento didáticometodológico
do Currículo Cultural da Educação Física denominado ressignificação
emerge nas aulas do componente e alguns de seus possíveis efeitos nos modos de
subjetivação dos discentes. Por meio de uma autoetnografia, produzimos um relato
de prática pedagógica, o qual analisamos com base no quadro teórico que ancora
essa perspectiva curricular e nas noções de governamentalidade e contraconduta
desenvolvidas por Michel Foucault. Notamos que a ressignificação desponta
nas ações de resistência promovidas pelos discentes em relação aos modos de
regulação das aulas e da prática corporal em estudo. Visto que essas resistências
possibilitaram aos discentes elaborarem ações de contraconduta. Um processo que
possibilitou outras conduções de si, do outro, assim como diferentes formas de
ser, viver e pensar sobre a prática corporal em estudo, potencializando práticas de
liberdade.

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Resumo: Neste artigo, apresentamos o modo como o encaminhamento didático metodológico do Currículo Cultural da Educação Física denominado  ressignificação emerge nas aulas do componente e alguns de seus possíveis efeitos nos modos de subjetivação dos discentes. Por meio de uma auto etnografia, produzimos um relato de prática pedagógica, o qual analisamos com base no quadro teórico que ancora essa perspectiva curricular e nas noções de governamentalidade e contra conduta desenvolvidas por Michel Foucault. Notamos que a ressignificação desponta nas ações de resistência promovidas pelos discentes em relação aos modos de regulação das aulas e da prática corporal em estudo. Visto que essas resistências possibilitaram aos discentes elaborarem ações de contra conduta. Um processo que possibilitou outras conduções de si, do outro, assim como diferentes formas de
ser, viver e pensar sobre a prática corporal em estudo, potencializando práticas de liberdade.