PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: possibilidades didáticas em um contexto de reformas educativas neoliberais no Ensino Médio

Description

A Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) propõe que os conteúdos a serem desenvolvidos na escola devem emergir da realidade dinâmica e concreta do(da) estudante, a fim de propiciar uma nova compreensão da realidade social, buscando uma crítica não reprodutivista que tenha como ponto de partida os interesses dos(das) trabalhadores(as). A tradução desta pedagogia para a Educação Física se deu pelo Currículo Crítico-Superador (CCS), trazendo a cultura corporal como a base para o ensino da disciplina. As Práticas Corporais de Aventura (PCA) fazem parte da cultura corporal, tendo como característica a exploração das incertezas que o ambiente pode gerar, sendo uma temática potencialmente rica de ser trabalhada na escola. A partir disso, realizamos uma investigação acerca da organização das aulas de Educação Física no Ensino Médio com a temática PCA com inspiração na PHC, compreendendo e analisando os limites e possibilidades de uma prática libertadora no contexto de avanço do neoliberalismo. Para isso, foi realizada uma sequência pedagógica de seis aulas duplas (geminadas), em uma escola pública de Ensino Médio do município de Poços de Caldas/MG, fundamentadas na PHC. Realizamos uma pesquisa qualitativa, descritiva e de campo, tendo como referencial metodológico a pesquisa intervenção. Para a produção das informações utilizamos o diário de
campo e a construção de um grupo de foco. Percebemos as aulas de Educação Física como espaço potencial para tratarmos a amplitude das práticas corporais, e quando abordamos a temática das PCA embasadas na PHC foi possível ampliar o debate para questões de acesso, mídias, desigualdades socioeconômicas e de gênero. Compreendemos que a literatura da PHC vem avançando ao longo dos anos, e esta pedagogia no contexto educacional, é uma possibilidade de subversão ao neoliberalismo, pois proporciona aos(às) estudantes uma compreensão crítica quanto às exclusões presentes na sociedade capitalista. Além disso, reiteramos a importância dos grupos de estudos, dos coletivos educacionais e de propostas para formação e formação continuada de professores(as), como o Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), a Residência Pedagógica e o Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF), que ampliam as possibilidades de um fazer docente crítico em busca de mudanças na realidade social.