O Currículo Cultural de Educação Física e relato de experiência: possibilidades de resistência à governamentalidade neoliberal

O Currículo Cultural de Educação Física e relato de experiência: possibilidades de resistência à governamentalidade neoliberal

NUNES, Mário Luiz Ferrari. O Currículo Cultural de Educação Física e relato de experiência: possibilidades de resistência à governamentalidade neoliberal (PROGRAMA DE INCENTIVO A NOVOS DOCENTES DA UNICAMP). Faculdade de Educação Física (FEF), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), 2023- .

Desde os anos 1990, assistimos a ascensão e espraiamento da arte neoliberal de governo das populações, que se tornou hegemônica. Esse movimento adentrou todos os níveis da educação a fim de constituir subjetividades afeitas às intenções de modificação das estruturas e funções do Estado e das formas de governo da população. A esse quadro soma-se a presença constante de forças conservadoras, que ampliaram em escala crescente formas autoritárias de ser e produtoras de violência, que desrespeitam os direitos humanos fundamentais previstos na Constituição Federal. Esse quadro agrava ainda mais os processos de escolarização, que se tornaram alvo de duplo ataque – econômico e moral. O resultado tem sido a efetivação de um ambiente de incertezas tanto para os docentes, quanto aos objetivos das suas funções, como para os discentes, em relação às suas condições de existência. Esse momento fortalece a produção de práticas pedagógicas que sirvam como possibilidade de resistência a essas imposições. Essas práticas já ocorrem de múltiplas formas e em variados contextos. Dentre elas, ganha destaque no campo da Educação Física o denominado Currículo Cultural. Sem qualquer pretensão totalizante ou teleológica, ao pautar-se na centralidade da cultura, anuncia outra possibilidade de ser para a Educação Física, a escola, o docente e os discentes, sem a pretensão de definir o significado desses significantes. Este projeto de pesquisa tem por objetivo analisar as práticas pedagógicas produzidas e vividas pelos sujeitos do Currículo Cultural e publicadas em relatos de experiência, a fim de identificar potencialidades de construção de práticas de liberdade – aquelas que permitam aos sujeitos transgredirem os limites de si mesmo, principalmente aqueles dados por forças neoliberais e neoconservadoras. Trata-se de um estudo acerca dos modos de subjetivação produzidos nas aulas de Educação Física pautadas nessa perspectiva curricular. O material empírico será produzido mediante entrevista narrativa e análise do discurso pedagógico presente nos relatos, tendo por base as contribuições de Michel Foucault acerca da governamentalidade, tomada como a arte do governo de si e dos outros.

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