Pedagogia histórico-crítica em contexto de reformas educativas neoliberais no ensino médio: possibilidade didática em aulas de Educação Física

A Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) é uma perspectiva marxista que propõe que os conteúdos a serem desenvolvidos na escola devem emergir da realidade dinâmica e concreta do(da) estudante, a fim de propiciar uma nova compreensão da realidade social. A tradução desta pedagogia para a Educação Física se deu pelo Currículo Crítico-Superador (CCS), trazendo a cultura corporal […]
Educação antirracista: o Coletivo Negro como possibilidade de articulação e luta por reconhecimento na educação básica

O Coletivo Negro, formado por estudantes, educadores e educadoras da Escola Estadual David Campista, localizada em Poços de Caldas, no Sul do Estado de Minas Gerais, foi organizado a partir de 2022, visando a fomentar estudos e ações antirracistas, além de colaborar para a efetivação da legislação que instituiu a obrigatoriedade do ensino da História […]
Aspectos motivacionais associados ao uso da bicicleta como meio de transporte
O presente estudo teve por objetivo quantificar, analisar e comparar aspectos motivacionais relacionados ao uso da bicicleta como meio de transporte e o uso de outros meios de transporte. Participaram 95 pessoas que fazem uso de algum meio de transporte. Foi realizada uma abordagem quantitativa com a aplicação inicial de uma Anamnese para divisão de […]
Significados de corpo e saúde para adolescentes obesos e acima do peso
O Objetivo Do Estudo Consiste Em Compreender Os Significados De Corpo E Saúde Para Adolescentes Obesos E Acima Do Peso. Trata-Se De Pesquisa Exploratória De Caráter Qualitativo, Na Qual Foram Recrutados 33 Adolescentes De Ambos Os Sexos Entre 15 E 19 Anos De Acordo Com Os Seguintes Critérios De Inclusão: Se Considerar Uma Pessoa Acima […]
Significados de saúde para adolescentes obesos e acima do peso

Introdução e Objetivo: O objetivo do estudo consiste em compreender os significados de saúde para adolescentes obesos e acima do peso. Materiais e Métodos: Trata-se de pesquisa exploratória de caráter qualitativo, na qual participaram 33 adolescentes de ambos os sexos entre 15 e 19 anos, considerando os seguintes critérios de inclusão: se considerar uma pessoa […]
Lazer e Educação Física: textos didáticos para a formação de profissionais do Lazer
VIEIRA, Leticia S.; OLIEVEIRA, R. C. Resenha de SILVA, Cinthia L.; SILVA, Tatyane P. Lazer e Educação Física: textos didáticos para a formação de profissionais do Lazer. Campinas: Papirus, 2012. 95p. SALUSVITA, Bauru, v. 38, n. 1, p. 111-116, 2019 Acesse o artigo
Dança e o Ensino Fundamental

O trabalho relata intervenções utilizando o tema dança na abordagem histórico-crítica. As intervenções foram realizadas em duas turmas de escola estadual do sul de Minas Gerais. Foram encontradas diversas dificuldades durante o período e foi necessário que o grupo buscasse superalas. Com as intervenções notamos que existe uma dificuldade em trabalhar temas diferenciados e que […]
Práticas corporais de aventura: Um levantamento bibliográfico

XXIII Conbrace e X Conice: PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO – Fernanda Gabriela de Rezende Casagrande e Mateus Pereira Camargo Acessa a comunicação
A (in)visibilidade do pensamento decolonial nas dissertações do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em rede nacional

XXIII Conbrace e X Conice: A (IN)VISIBILIDADE DO PENSAMENTO DECOLONIAL NAS DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM REDE NACIONAL – Samara Moura Barreto, Daniel Teixeira Maldonado e Fernanda Gabriela de Rezende Casagrande Acesse a comunicação
Pedagogia histórico-crítica na Educação Física: Perspectivas para uma formação crítica, democrática e libertadora

Reconhecemos a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) como uma pedagogia contra-hegemônica com base Marxista, que busca por meio do conhecimento sistematizado e da problematização das realidades sociais uma mudança da realidade para classe trabalhadora. Por isso, o objetivo do presente estudo é realizar um debate teórico quanto à presença da PHC nos contextos escolares e nas aulas […]