Práticas corporais de aventura: Um levantamento bibliográfico

XXIII Conbrace e X Conice: PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO – Fernanda Gabriela de Rezende Casagrande e Mateus Pereira Camargo Acessa a comunicação
A (in)visibilidade do pensamento decolonial nas dissertações do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em rede naciona

XXIII Conbrace e X Conice: A (IN)VISIBILIDADE DO PENSAMENTO DECOLONIAL NAS DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM REDE NACIONAL – Samara Moura Barreto, Daniel Teixeira Maldonado e Fernanda Gabriela de Rezende Casagrande Acesse a comunicação
Pedagogia histórico-crítica na Educação Física: Perspectivas para uma formação crítica, democrática e libertadora

Reconhecemos a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) como uma pedagogia contra-hegemônica com base Marxista, que busca por meio do conhecimento sistematizado e da problematização das realidades sociais uma mudança da realidade para classe trabalhadora. Por isso, o objetivo do presente estudo é realizar um debate teórico quanto à presença da PHC nos contextos escolares e nas aulas […]
Acesso às Práticas Corporais de Aventura em Poços de Caldas-MG
CASAGRANDE, F. G. R.; PEREIRA, M. C. . Acesso às Práticas Corporais de Aventura em Poços de Caldas. In: Arnaldo Sifuentes Leitão; Isadora Carolina Monteiro Santos; Mateus Camargo Pereira. (Org.). Recursos Educacionais da/na Educação Física: Possibilidades pedagógicas. 1ed.Formiga-MG: Forma Educacional Editora, 2024, v. 1, p. 8-39. Acesse o capítulo
Práticas corporais de aventura no Ensino Médio: possibilidades contra-hegemônicas subvertendo o neoliberalismo

As pedagogias críticas são potenciais para a formação integral dos sujeitos, e com o avanço de correntes neoliberais vemos a possibilidade de propostas contra-hegemônicas no contexto escolar como forma de embate. O objetivo do presente estudo é apresentar uma sequência didática embasada na Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) com a temática Práticas Corporais de Aventura (PCA), […]
Novo ensino médio de Minas Gerais: tematizando as Congadas como subversão nos espaços/tempos nas aulas de Educação Física

INTRODUÇÃO: Percebemos o advento do neoliberalismo na educação por meio de diversas políticas educacionais que buscam a formação acrítica da classe trabalhadora. Em vista disso, acreditamos na potencialidade e na necessidade de abordar temáticas da cultura corporal que valorizem a cultura negra. OBJETIVO: O estudo pretende apresentar um relato de experiência de um processo pedagógico […]
Acesso às práticas corporais de aventura em Poços de Caldas/MG: Revista digital como possibilidade de produto educacional em uma perspectiva crítica

O estudo apresenta uma revista digital produzida coletivamente com estudantes do Ensino Médio em aulas fundamentada na Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Como no contexto as Práticas Corporais de Aventura (PCA) são voltadas para um mercado turístico, a temática foi uma possibilidade. Objetivamos com o trabalho apresentar e debater uma revista digital que buscou a disseminação das […]
Agenda de reuniões 2025 – Grupo Transgressão – FEF/Unicamp
Grupo Transgressão – FEF/Unicamp 16h – 18h (presencial) Datas Tema do encontro 19/02 Estudo de prática pedagógica Texto do encontro: IRIAS, E. A. Jogo de taco e o lazer da quebrada. EMEF Raimundo Correia, São Paulo, SP, 2019. Acesse aqui Texto sugerido: Hall, S. (2017). A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso […]
O mapa do território do Ensino Superior e da formação em Educação Física: emerge o criador
NUNES, M. L. O mapa do território do Ensino Superior e da formação em Educação Física: emerge o criador. In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Orgs.) Monstros ou heróis? Os currículos que formam professores de Educação Física. São Paulo: Phorte, 2016.
Práticas corporais ou mercadorias corporais
NUNES, M. L. F. Práticas corporais ou mercadorias corporais. In: SANCHES, T. A. (org.) Estudos Culturais: uma abordagem prática. São Paulo: SENAC, 2011. p. 39-60.