Programação do 1º semestre de 2025 GPEF/FEUSP – Transgressão/Unicamp

19h30 às 21h30 – Clique aqui para entrar na sala virtual Projetos em andamento: A Educação Física no contexto do Novo Ensino Médio: traduções e potencialidades. (Processo Fapesp nº 2022/06919-5 – Programa Ensino Público). O currículo cultural da Educação Física no Novo Ensino Médio: traduções para uma organização curricular em áreas e itinerários. (Processo CNPq nº 409886/2023-8 – […]

Agenda de reuniões 2025 – Grupo Transgressão – FEF/Unicamp

Grupo Transgressão – FEF/Unicamp 16h – 18h (presencial) Datas  Tema do encontro 19/02 Estudo de prática pedagógica Texto do encontro: IRIAS, E. A. Jogo de taco e o lazer da quebrada. EMEF Raimundo Correia, São Paulo, SP, 2019. Acesse aqui Texto sugerido: Hall, S. (2017). A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso […]

O País das Maravilhas e o Currículo Cultural da Educação Física : etnografia das aulas no Ensino Superior

Narrada como País das Maravilhas, esta pesquisa teve como objetivos descrever as aulas de uma disciplina do Ensino Superior que leva em consideração o Currículo Cultural e investigar a noção da diferença dispersada nos discursos pedagógicos produzidos nessas aulas. Requisitou-se as proposições conceituais de representação, discurso e diferença discutidas por Stuart Hall, Michel Foucault e […]

Projeto social, esporte e educação: a produção da identidade no ensino do taekondo

Por meio de algumas noções conceituais produzidas no campo dos Estudos Culturais e entrevistas narrativas com participantes de um projeto social de  ensino do Taekwondo vinculado ao Programa Escola da Família, analisamos como projetos desse tipo influenciam na vida de jovens em situação de vulnerabilidade social. Consideramos que tais projetos produzem identidades e impactam as […]

plugins premium WordPress