Programação do 1º semestre de 2025 GPEF/FEUSP – Transgressão/Unicamp
19h30 às 21h30 – Clique aqui para entrar na sala virtual Projetos em andamento: A Educação Física no contexto do Novo Ensino Médio: traduções e potencialidades. (Processo Fapesp nº 2022/06919-5 – Programa Ensino Público). O currículo cultural da Educação Física no Novo Ensino Médio: traduções para uma organização curricular em áreas e itinerários. (Processo CNPq nº 409886/2023-8 – […]
Agenda de reuniões 2025 – Grupo Transgressão – FEF/Unicamp
Grupo Transgressão – FEF/Unicamp 16h – 18h (presencial) Datas Tema do encontro 19/02 Estudo de prática pedagógica Texto do encontro: IRIAS, E. A. Jogo de taco e o lazer da quebrada. EMEF Raimundo Correia, São Paulo, SP, 2019. Acesse aqui Texto sugerido: Hall, S. (2017). A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso […]
Educação Física cultural: por uma pedagogia da(s) diferença(s)
NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Orgs.) Educação Física cultural: por uma pedagogia da(s) diferença(s). Curitiba: CRV, 2016.
Praticando Estudos Culturais na Educação Física

NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. (Orgs.) Praticando Estudos Culturais na Educação Física. São Caetano do Sul, SP: Yendis, 2009. Acesse o livro
Membros
Pesquisadores: Ricardo Manavello Gardenal João Pedro Goes Lopes – [email protected] Franz Carlos Oliveira Lopes – [email protected] André Marchesi Berselli Vinícius Pereira Chieppe Elder José de Oliveira Evandro Diniz Corvino Valentina Piragibe Gilmar de Jesus Silva Junior Ana Beatriz Cortez – [email protected] Welington Santana Silva Júnior – [email protected] Rubens Antonio Gurgel Vieira – [email protected] Barbara Cristina […]
O País das Maravilhas e o Currículo Cultural da Educação Física : etnografia das aulas no Ensino Superior
Narrada como País das Maravilhas, esta pesquisa teve como objetivos descrever as aulas de uma disciplina do Ensino Superior que leva em consideração o Currículo Cultural e investigar a noção da diferença dispersada nos discursos pedagógicos produzidos nessas aulas. Requisitou-se as proposições conceituais de representação, discurso e diferença discutidas por Stuart Hall, Michel Foucault e […]
Uma narrativa sobre pesquisar as diretrizes curriculares de Campinas para a Educação Infantil
FERREIRA, M.. UMA NARRATIVA SOBRE PESQUISAR AS DIRETRIZES CURRICULARES DE CAMPINAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. In: Leonardo Mattos da Motta Silva; Maísa Ferreira. (Org.). Margem – Educação Física e Humanidades: Produções da pós-graduação da FEF- UNICAMP 2018 a 2023. 1ed.: CRV, 2024, v. , p. 125-132 Acesse o capítulo
Mapeamento nas aulas de Educação Física em situações adversas: do ensino remoto ao retorno presencial

NUNES, Mário Luiz Ferrari; PATUTTI, Caio; MARIUZZO, Maria Clara; BISSE, Jaqueline de Meira. Mapeamento nas aulas de Educação Física em situações adversas: do ensino remoto ao retorno presencial. Revista Educação Púbilca, Rio de Janeiro, v. 24, nº 34, 17 de setembro de 2024. Acesse o artigo
Projeto social, esporte e educação: a produção da identidade no ensino do taekondo

Por meio de algumas noções conceituais produzidas no campo dos Estudos Culturais e entrevistas narrativas com participantes de um projeto social de ensino do Taekwondo vinculado ao Programa Escola da Família, analisamos como projetos desse tipo influenciam na vida de jovens em situação de vulnerabilidade social. Consideramos que tais projetos produzem identidades e impactam as […]
A prática docente no Currículo Cultural: as representações pedagógicas da ressignificação

Nas duas últimas décadas, ganhou espaço na área da Educação Física a perspectiva do Currículo Cultural. Este objetiva permitir aos sujeitos da educação uma leitura crítica dos modos de regulação das práticas corporais, a fim de possibilitar a produção de outras formas de dizê-las, fazê-las, assim como aos sujeitos perceberem a si mesmos nessa seara. […]