Currículo cultural: outras possibilidades de pensar a ressignificação

Neste artigo, apresentamos o modo como o encaminhamento didático-metodológico do Currículo Cultural da Educação Física denominado ressignificação emerge nas aulas do componente e alguns de seus possíveis efeitos nos modos de subjetivação dos discentes. Por meio de uma autoetnografia, produzimos um relato de prática pedagógica, o qual analisamos com base no quadro teórico que ancora […]

O currículo da educação física e a dispersão de seus discursos pedagógicos

Este artigo trata de alguns discursos pedagógicos presentes no currículo da licenciatura em educação física e de sua dispersão na ação docente. Objetiva caracterizar um enredo que produz e fixa o professor a determinada narrativa atravessada pelos modos de ser impetrados pela racionalidade política neoliberal. Os dados foram produzidos a partir do método de entrevista […]

Currículo Cultural de Educação Física, relatos de experiência e perspectivas foucaultianas

Trata-se de uma experiência cartográfica de análise de quatro relatos de experiência de professores que colocam o Currículo Cultural em ação. Atravessados pelo referencial dessa concepção de Educação Física e por interpretações de algumas ferramentas foucaultianas, deparamo-nos ora com distanciamento desses referenciais de base, ora com potencialidades. Em especial, destacamos o que demonstrou cuidado quanto […]

O breaking e sua relação com a educação física e o esporte: uma revisão bibliográfica na perspectiva dos estudos culturais

O Breaking enquanto dança e um dos quatro elementos da cultura Hip-Hop, recentemente foi considerado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) como esporte olímpico. Sendo assim, este trabalho objetiva identificar quais são as produções acadêmicas que relacionam o Breaking com a Educação Física, Esporte e os Jogos Olímpicos/Olimpíadas, a partir da revisão de literatura, como foco principal em estudos a partir […]

Vivência e experiência no currículo cultural da Educação Física

NUNES, M. L. F.; SILVA, F. M. C.; BOSCARIOL, M. C.; NEIRA, M. G. Vivência e experiência no currículo cultural da Educação Física. In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (orgs.) Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2022. p. 124-146. Acesse o capítulo

O professor asceta e o Currículo Cultural de Educação Física

Boscariol, Marina. O professor asceta e o Currículo Cultural de Educação Física(Projeto de Doutorado). Faculdade de Educação Física (FEF), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), 2022- . Essa pesquisa tem como objetivo geral investigar de que maneira o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Faculdade de Educação Física da Unicamp, edital 2022, mobiliza […]

plugins premium WordPress